É o estudo onde há a direção e orientação do professor que visa sanar dificuldades específicas do discente. A aplicação dessa técnica ocorre em alguns casos específicos, onde o professor não possa estar presente, por exemplo, em um determinado dia. Ou, pode ser aplicada para determinados alunos com dificuldades em algum assunto específico. Para esses últimos, podem ser de grande ajuda, pois, ao invés do professor utilizar a metodologia de nivelamento da turma, ele pode identificar os alunos com dificuldade, empregar essa metodologia e trazê-los de volta ao patamar da sala de aula.
Essa metodologia também ajuda a desenvolver a independência do aluno, visto que agora ele que irá atrás (mesmo que de forma guiada, a princípio) do conteúdo a estudar, trazendo essa ideia de buscar o conhecimento à tona (contrária a ideia de ficar esperando o professor trazer as fontes de leitura).
Segundo Okane e Takahashi (2006), o estudo dirigido apresenta duas funções principais; a primeira é de consolidação dos conhecimentos por meio de uma combinação da explicação do professor com exercícios. A segunda, é a busca da solução dos problemas por meio de questões que os alunos possam resolver criativamente e de forma independente.
Estudo exploratório-descritivo, objetivou avaliar o estudo dirigido como estratégia de ensino na educação profissional. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário a 14 alunos de um curso de uma mesma turma de Técnico de Enfermagem.
Artigos
OKANE, Eliana S H; TAKAHASHI, Regina T. O estudo dirigido como estratégia de ensino na educação profissional ensino na educação profissional em enfer em enfermagem. Acesso em: 31/07/2018.
Livros
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6. ed. – Joinville, SC: UNIVILLE, 2006.
Imagens
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