A aprendizagem significativa se preocupa na construção de um conhecimento que faça sentido, que dure, que tenha bases sólidas na estrutura cognitiva do aluno para que, por fim, ele possa intervir e ser protagonista na sua realidade. Anastasiou e Alves (2012) nos fala que não é possível utilizar os métodos do passado para ensinar a alunos que chegam com novas experiências de vida e, consequentemente, novas demandas. Em seu estudo, elas elencam e analisam um conjunto de estratégias de ensino-aprendizagem (que elas denominam de ensinagem) considerando-as em enquanto opções de trabalhar a construção do conhecimento dentro de um contexto complexo, superando a forma tradicional de se trabalhar a relação entre professor, aluno e conhecimento, demandando do professor “criatividade, percepção aguçada, vivência pessoal profunda e renovadora, além da capacidade de pôr em prática uma ideia valendo-se da faculdade de dominar o objeto trabalhado” (ANASTASIOU e ALVES, 2012, pg. 69). Aqui elencamos um conjunto de estratégias de ensinagem, baseado no texto de Anastasiou e Alves (2012), considerando o contexto do ensino da computação. Essa lista não está acabada – pelo contrário, deve estar em constante movimento, a depender das novas investigações realizadas na área e das contribuições dos docentes.