É a construção de um diagrama onde seu objetivo é relacionar conceitos numa perspectiva bidimensional, saindo de um núcleo e se dividindo de forma hierárquica, partindo dos conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. É uma ferramenta bastante interessante para promover a aprendizagem significativa pois permite que o discente (ou quem o faça) tenha uma visão geral de toda a situação, e, além disso, uma visão das partes integrantes deste todo.
É bastante utilizado em sala de aula da seguinte forma: o(a) docente oferece um conjunto de informações relacionados a um determinado tema aos seus alunos e, a partir deste material, o professor pede que eles:
Por fim, ele compartilha os mapas-conceituais obtidos entre os alunos e faz uma reflexão em cima dos resultados e das localizações dos conceitos e suas respectivas conexões.
Os mapas se tornam ainda mais importantes quando, ao fazer as pessoas refletirem sobre os conceitos, elas acabam fortalecendo seus conhecimentos prévios, fazendo com que seus novos conhecimentos se fortaleçam e se estabeleçam na sua estrutura cognitiva através da reflexão necessária para a construção desse diagrama.
O artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as potencialidades do mapa conceitual como estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Revisitar o referencial teórico relativo à temática possibilitou contemplar a utilidade do mapa conceitual sob diferentes perspectivas: daquele que ensina e daquele que aprende. Valer-se dos mapas conceituais como estratégias de ensino/aprendizagem, também e concomitantemente como ferramenta avaliativa, é criar possibilidades para a organização do conhecimento pela promoção de experiências educativas que provoquem não somente reflexão, busca de compreensão e processamento profundo da informação, mas também o desenvolvimento da autorregulação, da metacognição e do aprender a aprender.
MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
Mapas conceituais são propostos como uma estratégia potencialmente facilitadora de uma aprendizagem significativa. Além disso, apresenta-se sua fundamentação teórica e são dados exemplos, particularmente na área de ciências
CONSTRUINDO MAPAS CONCEITUAIS.
O mapa conceitual é uma estrutura esquemática para representar um conjunto de conceitos imersos numa rede de proposições. Ele é considerado como um estruturador do conhecimento, na medida em que permite mostrar como o conhecimento sobre determinado assunto está organizado na estrutura cognitiva de seu autor, que assim pode visualizar e analisar a sua profundidade e a extensão.
*Observação: Os links estão sujeitos a alterações por parte dos seus devidos propietários
Artigos
MOREIRA, Marco Antonio. MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Acesso em: 31/07/2018.
SOUZA, Nadia Aparecida; BORUCHOVITCH, Evely.ESTRATÉGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM E FERRAMENTA AVALIATIVA. Acesso em: 31/07/2018.
TAVARES, Romero. MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Acesso em: 31/07/2018.
Livros
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6. ed. – Joinville, SC: UNIVILLE, 2006.
Imagens
*Observação: Os links estão sujeitos a alterações por parte dos seus devidos propietários