Uma das principais funções da Educação Superior é contribuir para a formação integrada e contextualizada do indivíduo. Isso implica em uma formação não apenas técnica, mas também crítica, ética e comprometida com o meio. (Leis de Diretrizes e Bases - LDB, 1996).
O conceito de aprendizagem significativa está relacionado a ampliar e reconfigurar as ideias já existentes, incorporando o novo conteúdo às suas estruturas de conhecimento. Assim, o estudante encontra significado e torna-se capaz de relacionar e acessar esses novos conteúdos e, portanto, o processo de aprendizagem é mais efetivo.
São vários os artigos que tratam sobre o tema, destacando as experiências de construção de uma aprendizagem significativa, os problemas enfrentados e os resultados alcançados. No entanto, quando pesquisamos sobre a aprendizagem significativa no ensino superior, o número de artigos encontrados é reduzido.
Seguem alguns artigos interessantes para quem desejar se aprofundar:
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS BIOLÓGICOS.
A experiência, relatada no Educere – Congresso Nacional de Educação da PUCPR no ano de2015, ocorreu no ensino médio, na disciplina de Biologia. A professora planejou uma sequência didática contendo diversas estratégias (aula teórica, pesquisa, sites, softwares e experiência prática) com o objetivo de que os alunos se apropriassem do conceito de Reino Fungi. Considerando as premissas da aprendizagem significativa, foram considerados os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, e a atividade se desenvolveu no sentido de ancorar os conhecimentos prévios com o novo conhecimento. A avaliação da experiência foi positiva, pois todos os alunos estiveram efetivamente envolvidos e a construção do mapa conceitual ao final da atividade demonstrou a construção do conhecimento proposto no planejamento.
Outra experiência apresentada no Educere – Congresso Nacional de Educação da PUCPR, na edição de 2017, ocorreu no ensino superior, no curso de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. No caso em questão, foi trabalhada a construção do conhecimento a partir de mapas conceituais em uma disciplina do curso, partindo da premissa que, para construí-lo, o estudante necessita estruturar o seu conhecimento sobre o tema e, dessa forma, o mapa representa visualmente a construção do seu conhecimento. Para avaliar a experiência os alunos da turma responderam a um questionário. Os resultados sobre a análise das respostas dos alunos indicaram que o mapa conceitual é uma possibilidade de estratégia pedagógica que facilita a aprendizagem significativa.
Do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, em sua edição de 2010, vem a terceira experiência apresentada neste espaço. O estudo em questão buscou identificar em que medida a estratégia de análise fílmica contribui para a aprendizagem significativa dos estudantes de um curso de Administração de Empresas. A sequência didática desenvolvida se constituiu das seguintes etapas: apresentação do conceito; discussão; filme que tenha o conceito em seu argumento; discussão após o filme; e preenchimento de questionário on-line. A análise dos resultados demonstrou que o filme contribuiu na construção do conhecimento sobre o conceito pelo estudante, ancorado na discussão prévia ao filme.
Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. Marco Antônio Moreira. Livraria da Física – URFGS, 2012.
Aprendizagem Significativa: compreendendo o aprender para aprender a ensinar. Geuciane Felipe
Guerim Fernandes. Novas Edições Acadêmicas, 2017.
Psicologia Educativa: um punto de vista cognoscitivo. David Ausuel, Joseph Novak e Helen Hanesian.Trillas, 1968.
Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. Marco Antônio Moreira e Elcie Mazini. Centauro, 2001.
Artigos
MOREIRA, Marco Antônio.QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA?. Acesso em: 18 jul. de 2018.
SILVA, Neide Pereira da; PEDREIRA, Helécia Paiva Silva; FIEL, Ana Maria Rodrigues Brito; e CIRQUEIRA, Anderson Pereira. PRÁTICAS DOCENTES E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Acesso em: 18 jul. de 2018.
STUDER, Caren Elisabeth. e CASAGRANDE, Lisete Diniz Ribas. PRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Acesso em: 18 jul. de 2018.
BALDOINO, Eduardo Ferreira. ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA PROGRESSISTA. Acesso em: 18 jul. de 2018.
BUCHWEITZ, Bernardo. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: IDÉIAS DE ESTUDANTES CONCLUINTES DE CURSO SUPERIOR. Acesso em: 18 jul. de 2018.
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: AUSUBEL E SUAS IDÉIAS INTUITIVOS.
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