Exposição participativa dos conteúdos. O professor apresenta as ideias e incentiva a participação dos alunos, que devem ter as suas observações consideradas, analisadas e respeitadas. O professor não pode ser o único a falar sobre o assunto.
AULA EXPOSITIVA DIALOGADA: A AULA EXPOSITIVA DIALOGADA EM UMA PERSPECTIVA FREIREANA.
Segundo Anastasiou e Alves apud Camila Lima a aula expositiva dialogada é uma estratégia que está sendo proposta para superar a aula convencional. A aula expositiva dialogada apresenta como principal característica a participação do aluno, ou seja, ele terá sua observações consideradas e analisadas pelo professor. Contraditoriamente, uma aula convencional o atuante principal é o professor, ele deve repassar os assuntos aos alunos, mas não necessariamente deve abrir espaço para diálogo. Já para Lopes (2012, p. 30) em uma aula expositiva existe a exposição de assuntos com a participação de forma ativa do aluno questionando, discutindo, interpretando o objeto de estudo, isso tudo relacionando com situações reais.
AULA EXPOSITIVA DIALOGADA E O USO DE VÍDEO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA.
O artigo é resultado de um Subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, fez uma pesquisa no Colégio Estadual Genoveva Rezende Carneiro, reunindo duas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental com o total de 45 alunos, sendo 20 de uma turma e 25 de outra. Com cada turma em sua sala, foram ministradas 03 aulas expositivas dialogadas com o uso da mídia de vídeo, isso gerou uma grande participação dos alunos na aula, como por exemplo direcionado perguntas aos pibidianos sobre o tema trabalhado. Na última aula foi aplicado um teste composto por 06 questões, sendo 04 objetivas e 02 subjetivas. O resultado foi de apenas 01 erro, por parte de um aluno da segunda turma (turma de 25 alunos). A questão era de observação, no caso em questão, uma foto da Praça Bom Jesus, a qual o mesmo deveria analisá-la e verificar as mudanças que ocorreram em tal ambiente.
"A escola brasileira vem buscando ao longo dos anos novas possibilidades acatando ou rejeitando tendências pedagógicas e suas metodologias.
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E ABORDAGEM CRÍTICA: AULA EXPOSITIVA DIALOGADA.
Diferentemente das tradicionais aulas expositivas ou magistrais, este tipo de aula estimula o diálogo entre o professor e os alunos, sendo uma das estratégias mais usadas atualmente no ensino superior.
*Observação: Os links estão sujeitos a alterações por parte dos seus devidos propietários
Artigos
LIMA, Camila. A AULA EXPOSITIVA DIALOGADA EM UMA PERSPECTIVA FREIREANA. Acesso em: 04 out. de 2017.
LEÃO, Amanda Vieira; SANTOS, Taynara Martins dos; SILVA, Arlete Mendes da. AULA EXPOSITIVA DIALOGADA E O USO DE VÍDEO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA. Acesso em: 04 out. de 2017
*Observação: Os links estão sujeitos a alterações por parte dos seus devidos propietários