É a oportunidade de um grupo de pessoas estudar, debater e aprofundar determinado assunto temática o conteúdo de um curso, por meio informatizado. É apropriado para a formação à distância e pode acontecer de forma assíncrona, como um fórum ,por exemplo.
Segundo Anastasiou e Alves (2006), a lista de discussão é utilizada para aprofundamento de objetos de estudo. O tema pode ser estabelecido coletivamente ou pelo professor. Os estudantes participam com perguntas, respostas, elaboração de elementos conceituais, adesões e/ou divergências. Para implantação desta estratégia são necessários alguns instrumentos operacionais como acesso a uma rede computadorizada por parte de todos os alunos. O professor deve levar em conta que nem todos os alunos têm acesso domiciliar à internet. A estratégia torna-se viável se a universidade oferecer infra-estrutura de laboratórios para uso dos estudantes, em horário de aula, ou em horários alternativos.
Com base nas autoras citadas anteriormente, a lista de discussão por meios informatizados é uma oportunidade de um grupo debater, à distância, um tema sobre o qual já tenha desenvolvido certo nível de domínio. A técnica envolve, predominantemente, operações de comparação, observação, interpretação, busca de suposições, construção de hipóteses, obtenção e organização de dados. A motivação dos alunos para participação na atividade depende do envolvimento com a problematização e da forma de avaliação proposta. As autoras ainda sugerem que ocorra uma avaliação grupal, ao longo do processo, onde o professor é responsável pelo acompanhamento das participações, da qualidade das inclusões e das elaborações apresentadas.
Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde.
As novas tecnologias de mediação eletrônica desafiam os atores do processo educativo e requerem a definição do modelo pedagógico adotado. O objetivo deste trabalho foi analisar a lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem numa proposta educativa semipresencial. A lista de discussão foi criada na disciplina Práticas Educativas do curso de especialização em Educação em Saúde. Os núcleos que orientaram a análise dos dados foram: expectativas, possibilidades, dificuldades e papel da lista de discussão no processo de ensino-aprendizagem, na ótica dos discentes. As dificuldades se centraram na disponibilidade de acesso a internet, inexperiência, administração do tempo e ausência de contato pessoal. Quanto às possibilidades, destacaram-se as facilidades espaço-temporais, a ampliação dos canais de comunicação assíncrona e a criação de uma comunidade colaborativa de aprendizagem.
Artigos
Lidia Ruiz-Moreno; Silvia Elsa Lizarralde Pittamiglio; Meiry Akiko Furusato. Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde. Acesso em: 16/07/2018.
Livros
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6. ed. – Joinville, SC: UNIVILLE, 2006.
Imagens
*Observação: Os links estão sujeitos a alterações por parte dos seus devidos propietários