Apresentação dos estudantes sobre algum tema específico. Tal tema foi previamente estudado e debatido até se obter um consenso comum. Esse consenso será usado em toda a apresentação.
Verificamos que Veiga (apud 2006, p. 106) acredita que em si, um seminário pode ser definido como: “congresso científico, cultural ou tecnológico”. Em sua amplitude ainda podemos dizer que em um seminário existe a apresentação de um, ou até mesmo mais temas, sob a direção de um professor, tal tema é debatido e socializado pelo grupo. Aplicando essa estratégia somos levados a, consequentemente, conhecer profundamente um tema, criar um maior consenso de criticidade sobre o assunto abordado, como também, aprende-se a tem um diálogo crítico e construtivo. Os alunos são inseridos a um contexto intenso de busca pelo conhecimento, pois são incorporados a fazer pesquisas constantes e entender o motivo de tais justificativas.
SEMINÁRIO COMO ESTRATÉGIA NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR.
O artigo fez uma pesquisa no curso da área de ciências sociais aplicadas, em uma instituição de ensino particular na região de Recife. Os autores(as) Erica de Carvalho Paz, Polyanna de Lourdes Saraiva do Nascimento e João Paulo da Silva afirmaram que : “O perfil encontrado foi de que a maioria leciona no ensino superior entre 2 e 10 anos, o que revela que os professores analisados são experientes e já detêm uma vivência com métodos de ensino variados”. Segundo a pesquisa a grande maioria já possui título de mestre. Para a coleta de dados da pesquisa foram feitos um questionário online com o auxílio da ferramenta Survey Monkey.
O artigo citou que dentro da pesquisa realizada a grande maioria dos professores utilizam do seminário como uma fonte de avaliação, ou seja, eles aplicam tal estratégia como ferramenta avaliativa. Nesse processo, todos os professores informaram que realizam o feedback para a turma com relação a apresentação de seminário que foi feita, e que tal procedimento é importante nesse processo de aprendizagem.
O seminário tem um papel muito importante, segundo os docentes da pesquisa realizada, pois segundo eles tal estratégia é responsável por desenvolver uma prática oratória nos alunos, aprofundamento em temas e torna mais dinâmico o processo. didático. Além disso, eles enfatizaram a criação do senso crítico, como também , ampliação da autonomia do aluno. Em contrapartida a isso, podemos verificar que o principal questionamento gira em torno da questão de que muitos alunos ficam sem participar do processo de planejamento e realização do estudo, a exemplo disto os autores trazem a seguinte afirmativa, dita por um professor identificado como PROFESSOR 4: “Falta de motivação dos alunos, em alguns casos pela timidez;”. As pesquisas fracas são também outro questionamento realizado. Já o coordenador do curso citou que uma crítica ao seminário é criada pelo fato de que muitos professores utilizam o mesmo como ferramenta para que eles não dêem aula.
GUIA DE APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS COM OS RECURSOS DO Microsoft POWERPOINT.
"As atividades acadêmicas desenvolvidas ao longo do processo de formação do profissional vão além das aulas teóricas e práticas.
SEMINÁRIO ACADÊMICO, MAIS QUE UM GÊNERO: UM EVENTO COMUNICATIVO.
Bezerra (2003) aborda em uma de suas publicações, a noção de seminário como mais que uma técnica de ensino: um gênero textual.
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Artigos
ALMEIDA, Ivana Cristina Lima de; COSTA, Juliana Ribeiro.O SEMINÁRIO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM NA AULA UNIVERSITÁRIA: REDIMENSIONANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Acesso em: 04 out. de 2017.
PAZ, Erica de Carvalho; NASCIMENTO, Polyanna de Lourdes Saraiva do; SILVA, João Paulo da. SEMINÁRIO COMO ESTRATÉGIA NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR. Acesso em: 04 out. de 2017
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