É uma estratégia muito importante que visa o desenvolvimento da criatividade, reflexão, crítica e argumentos dos seus participantes em dadas situações. Há o enfrentamento de uma situação-problema visando sua solução, a partir dessa experiência de resolução de problemas, o estudante se mantém mobilizado, buscando aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula nos problemas apresentados, fortalecendo e dando significado a esse.
Todo esse esforço gera uma constante ruptura, pois vai requerer uma certa criatividade e busca de solução nas demais alternativas encontradas pelo participante. A problematização não é boa para ser aplicada em algumas áreas, mas há uma certa adaptação. É recomendado o uso em assuntos relacionados a vida em sociedade. É uma técnica amplamente utilizada no ensino superior pois traz toda uma reflexão acerca do que pode ser melhorado em em um determinado assunto.
Enquanto propostas distintas, ambas contribuem para rever o processo de ensino-aprendizagem: a problematização, voltando-se para a construção do conhecimento no contexto de uma formação crítica; a ABP, voltando-se para os aspectos cognitivos do processo de construção de conceitos e apropriação dos mecanismos básicos da ciência. Tanto a problematização como a ABP levam a rupturas com a forma tradicional de ensinar e aprender, estimulando gestão participativa dos protagonistas da experiência e reorganização da relação teoria/prática.
Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior.
Diante da reiterada constatação da predominância da Pedagogia da Transmissão no Ensino Superior, o que caracteriza um ensino centrado no professor e seu saber ao invés da aprendizagem do aluno, neste artigo apresenta-se a Metodologia da Problematização, como uma alternativa metodológica com grande potencial pedagógico para preparar o futuro profissional e cidadã,o, requerido para uma· sociedade em rápidas transformações. O texto foi construído seguindo-se os passos da própria Metodologia: observação da realidade e definição de um problema de estudo, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. As características dessa Metodologia são explicadas, discutidas, analisadas, com apoio em Juan Díaz Bordenave e outros autores e algumas experiências são destacadas como suporte do processo de ação-reflexão, para as hipóteses de solução e aplicações possíveis à realidade do contexto próximo do Ensino Superior, a partir do qual foi formulado o problema.
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Artigos
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Acesso em: 20/07/2018.
CYRINO, Eliana Goldfarb; TORALLES-PEREIRA, Maria Lúcia. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Acesso em: 20/07/2018.
Livros
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6. ed. – Joinville, SC: UNIVILLE, 2006.
Imagens
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