As autoras citam que não há uma forma específica para definir o que seria a estratégia de aprendizagem portfólio, como também, a melhor forma de se aplicar tal.
PORTFÓLIO: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO COMO RECONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
O contexto da pesquisa descrita no artigo Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem desenvolvido por Vânia Maria de Oliveira Vieira observou 55 estudantes universitários de uma universidade privada do Estado de Minas Gerais. O instrumento utilizado dentro desta pesquisa foi a aplicação do portfólio como forma avaliativa, o real objetivo de tal utilização relatado, segundos os desenvolvedores, foi um tentativa de demonstrar, na prática, a reflexão, respaldada na abordagem de Hernández. A implantação de tal estratégia se deu através de uma votação entre os estudantes.
"A palavra portfolio significa uma pasta ou arquivo aonde contem os dados de uma pesquisa."
O ESTUDO DE CASO DO PORFOLIO ÀS COMPETÊNCIAS.
"O Portfólio é uma maneira criativa de construção de aprendizagem. O conhecimento não está pronto e acabado, ele é contínuo."
Artigos
AALVARENGA, Georfravia Montoza; ARAUJO, Zilda Rossi.PORTFÓLIO: CONCEITOS BÁSICOS E INDICAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO. Acesso em: 04 out. de 2017.
PAZ, Erica de Carvalho; NASCIMENTO, Polyanna de Lourdes Saraiva do; SILVA, João Paulo da. PORTFÓLIO: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO COMO RECONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Acesso em: 04 out. de 2017
*Observação: Os links estão sujeitos a alterações por parte dos seus devidos propietários